Os Digital Badges (medalhas/distintivos/emblemas), inicialmente criados pela  Mozilla Foundation, são evidências digitais usadas para reconhecer aprendizagens, know-how, realizações, habilidades ou atitudes, agregando valor ao currículo, e/ou como ferramenta pedagógica para motivar os estudantes em processos educacionais, com uma forma visual e transparente das suas conquistas no processo formativo.


Os badges fornecem uma maneira flexível de reconhecer a aprendizagem onde quer que ela aconteça, dentro e fora da educação formal e do local de trabalho.


Podem ser usadas na certificação da participação de um evento ou formação, assim como informalmente, como parte da estratégia de uma unidade curricular, integrando uma proposta de Gamificação. Eles surgiram como uma ferramenta que pode transmitir a aprendizagem prática não capturada pelas avaliações tradicionais.


Os badges e certificados emitidos por meio da Certify são baseados no padrão Open Badges, o que significa que podem ser lidos fora de nosso sistema - aqueles que ganham digital badges fazem parte de uma rede global.


Anatomia de um badge 



Um badge é constituído pela sua imagem e por metadados nela incorporados (criptografados): nome do badge; descrição; critérios de recebimento; emissor; destinatário; data de emissão; data de expiração; evidências (URL); tags (rótulos).


Assim, cada badge emitido é único, pessoal e verificável.


Ao adotar os Digital Badges, você está se juntando a milhares de organizações em todo o mundo que oferecem suporte a um padrão global para credenciais digitais verificáveis e interoperáveis, permitindo que as pessoas capturem e compartilhem a rica imagem de quem eles são.